O que é zircônia ou zircônia cúbica?

Esta é uma dúvida extremante comum! Muitas pessoas não entendem o que é Zircônia, então vamos tentar explicar de forma bem simples!

A Zircônia Cúbica é a mais perfeita imitação do diamante até os dias de hoje. Conhecido como um substituto para o diamante, devido ao seu alto grau de dureza,por suporta altas temperaturas,  por ter um excelente brilho é semelhança visual ao diamante. É muito utilizada na fabricação de jóias.
A Zircônia  tem variações de cor, o que possibilita imitar outras gemas como, a ametista, granada, peridoto etc.  
Por haver tantas semelhanças ao diamante, é muito difícil que uma pessoas leiga consiga fazer a diferença entre um diamante e/ou outras gemas de uma Zircônia Cúbica.
Zircônia Cúbica (ou CZ) também designada por dióxido de zircônio (ZrO2) é uma gema produzida em laboratório como imitação do diamante. Não deve ser confundida com zircão, silicato de zircônio(ZrSiO4).
Devido ao seu baixo custo, durabilidade e semelhança visual ao diamante; a zircônia cúbica tem sido a imitação de diamante gemológica economicamente mais importante desde 1976. Seu principal concorrente, como gema sintética, é o mais recente material cultivado, a moissanita.